26 Dezembro, 2014

Sobremesa com chocolate de panela

Fim do ano há sempre muitas festinhas, confraternização do trabalho, com os amigos, Natal, réveillon… E para quem, que como eu, é péssimo na cozinha, esta dica de sobremesa pode ser uma ótima opção.

Além de rápida e fácil de preparar, é super barata e deliciosa.

Você vai precisar de:

1 lata de leite condensado

  • 1 lata de creme de leite (natas)
  • chocolate em pó
  • sorvete (gelado) de baunilha ou de natas
  • chantilly
  • morangos

Como preparar:

  • Coloque em uma panela todo o leite condensado, duas colheres de sopa de chocolate em pó e duas colheres de sopa de creme de leite (natas). Misture tudo e leve ao fogo médio. Não pare de mexer até conseguir uma certa consistência no chocolate – ele precisa virar uma papa.

Sim, este é o modo de preparo do famoso “chocolate de panela”  que a maioria de nós preparamos aos domingos, para curtir um filme e não fazer mais nada.

  • Depois do chocolate pronto, ainda quente, sirva-o em uma taça a quantidade equivalente a três colheres de sopa.

Eu aconselho a servi-lo na taça, mas pode ser em qualquer recipiente de vidro, para que assim, além do sabor, possamos também apreciar a sobremesa com os olhos. Este detalhe é muito importante!

  • Após colocar o chocolate quente, por cima coloque duas bolas do sorvete (gelado), e depois decore com o chantilly.
  • Para finalizar, corte um morango que irá colocar no topo. Também pode ser outra fruta, mas gosto de fazer com o morango, porque seu sabor levemente azedo ajuda a compensar o doce do chocolate com o sorvete.

 

Dicas: 

  1. Esta sobremesa logo que esteja pronta, deve ser consumida na hora. A graça é ter o chocolate quentinho contrastando com o gelado do sorvete.
  2. A receita rende 4 porções.
  3. Caso não tenha o creme de leite (natas), substitua por uma colher de sopa de margarina. Isso fará com que o chocolate não edureca e se torne difícil de mastigar ou fique grudando nos dentes. Hehehe.
  4. Se você para de mexer o chocolate enquanto estiver no fogo, com certeza vai queimar! Portanto, se estiver no meio do preparo e precisar interromper, tire-o do fogo até você poder dar 100% de atenção para ele outra vez. Ele é melindroso. =)

Pronto, agora é só experimentar a receitinha, e vir correndo me contar como correu. Por a acaso ainda não dei um nome para ela, estou aberta à sugestões. Ah, e em relação a minha expressão “sorvete (gelado)”, é óbvio que sei que sorvete É GELADO. Acontece que em Portugal não se chama “Sorvete” e sim “Gelado”. Assim como “Creme de leite” aqui chama-se “Natas”. Tenderam?

Beijinhos e boas festas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *