6 dicas úteis para realizar suas tarefas do dia.

Nós todos temos aqueles dias em que a quantidade de afazeres parece não ter fim, e ficamos deitados na cama sem sabe por onde começar. Tudo parece ser uma prioridade, que nos faz sentir ainda mais sobrecarregados.

21048f9116fcbf8e5f6b1c25408a686a

Priorizar as tarefas é crucial para alcançar o sucesso. Nós todos sabemos que às vezes é difícil, mas é necessário manter-se focado e obter o controle sobre a situação. Com organização você é capaz de cumprir com todas as suas tarefas sem entrar em pânico.

Seguem a baixo 6 dicas úteis para manter o controle e conseguir realizar todas as tarefas que não podem ser adiadas.

1 – Faça uma lista de suas tarefas

Anote tudo o que precisa fazer durante dia. Não por ordem de prioridade ainda, apenas aponte num papel tudo o que tem para fazer.

2 – Destaque as tarefas mais urgentes

O passo seguinte é selecionar quais de suas tarefas precisam da sua atenção imediata. Tudo em sua lista pode ser importante, mas nem tudo é tão urgente. Quando falamos de urgência são os tipos de tarefas que precisam ser concluídas dentro de um par de horas ou de dias, ou caso contrário, pode ter consequências negativas, como por exemplo não colocar combustível no carro, o que acabará por prejudicar todo o seu dia e impedir que você conclua o restante das tarefas de sua lista.

3 – O que tem mais valor

Seu próximo passo neste processo é ver quais as tarefas que têm o maior valor. O que é o mais importante para você no âmbito profissional, sua empresa ou a organização que você trabalha? Você precisa classificar o que tem maior impacto e onde estão a maioria das pessoas envolvidas para que não prejudique a si nem a mais ninguém.

4 – Ordene as tarefas por esforço

Se todas as suas tarefas parecem ter alta prioridade, tente classificá-las com base no esforço. Comece com a tarefa que necessita do máximo esforço. Especialistas dizem que é melhor começar com o que vai consumir mais tempo e dedicação e com o que é mais difícil. Dessa forma, conforme o dia for passando irão restar apenas as tarefas mais simples, e se o problema for o cansaço e a falta de disposição restará sempre a motivação e a vontade para concluir algo que saberemos que será rápido “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

5 – Ser flexível e adaptar-se

As circunstâncias mudam, imprevistos acontecem e é fundamental estar sempre pronto para isso. Há sempre a possibilidade de que suas prioridades mudem durante o dia, que aconteça algo que você não esperava. Ser flexível e adaptável são habilidades importantes e farão com que você contraia menos stress no final. Tenha calma, pare um pouco para pensar, beba um café ou um copo de água e com muita tranquilidade tente reajustar a sua lista para que possa realizar aquela tarefa que de última hora tornou-se urgente.

6 – Saber quando cortar

É normal e não há razões para pânico se você não puder realizar tudo que estava em sua lista. Se você se organizou e seguiu todos os passos anteriores, provavelmente o que irá restar serão as tarefas menos urgentes. Você pode cortar tudo o que não será capaz de fazer em um dia. Isso permitirá que você se concentre nas tarefas que têm mais importância e que não poderão esperar.

Espero que gostem das dicas, e que sirva para ajudá-los na organização dos seus dias. Que tal começar a colocar tudo em prática já na próxima segunda-feira?

Beijos mil e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *